Pesquisar este blog

Origem da Pizza

Era uma vez a pizza

by Roberto M.
É difícil encontrar alguém que não seja apaixonado por pizza
Aqui no Brasil, comer  pizza no final de semana já é uma tradição.
Quando falamos em pizza, imediatamente nos lembramos dos italianos e daquela massa fina com molho de tomate, queijo derretido, recheio e orégano por cima. Entretanto, não foram os italianos que inventaram a pizza, nem ela surgiu com as características que conhecemos hoje.

Diz a lenda que a pizza surgiu há mais de seis mil anos; era uma fina camada de massa (parecida com o pão sírio atual) conhecida como “pão de Abrahão” consumida pelos hebreus e egípcios. Era também chamada de “piscea”, daí surgiu o nome pizza.

Milhares de anos depois, os italianos pegaram a pizza dos hebreus, incrementaram-na com tomate e a comiam dobrada ao meio, como se fosse um sanduiche.
Mas foi durante a segunda metade do século XIX que ocorreu a grande disseminação da pizza.

Em 1889, Dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano da casa Brandi de Nápoles, foi chamado para preparar uma pizza especial em homenagem ao rei Umberto I (o segundo soberano da Itália unificada) e à rainha Margherita di Savoia (rainha consorte do Reino de Itália, esposa do rei Umberto I)

Para agradar a rainha Margherita e inovar o cardápio, ele resolveu adicionar à massa: muzzarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana.
A rainha gostou muito da pizza e Naso e'Cane (apelido pelo qual era conhecido Raffaele Espósito) pediu sua permissão para dar a essa pizza o nome Margherita.

A receita fez muito sucesso e sua fama correu o mundo. Os imigrantes italianos a popularizaram em todos os outros países.
Hoje as alternativas de sabores são muitas; não faltam opções de recheios que deixam o prato cada vez mais delicioso.

0 comentários:

Postar um comentário