Pesquisar este blog

Hamburguer de Picanha

Tempo médio de preparo: 45 minutos
Rendimento: 8 porções 




  • 1/2 picanha moí­da com gordura e tudo
  • 1/2 kg alcatra moí­da
  • 1 cebola média ou 2 pequenas, picadas muito fino (praticamente raladas, de tão pequenas)
  • Manteiga ou gordura para untar, e depois para grelhar
  • 1 pitadinha de curry
  • Sal grosso
  • Pimenta do reino

Modo de preparo


Unte uma assadeira com manteiga ou gordura e salpique-a, por inteiro, com sal.
Em um recipiente, misture todos os ingredientes, menos o sal e a pimenta do reino. Pode misturar à mão.
Modele sobre a assadeira untada, em hambúrgueres no formato tradicional, tí­pico e universalmente conhecido. Isso pode ser feito à mão, ou (de preferência) com a ajuda de anéis (aros) próprios para montagem de pratos. É importante que cada peça não saia muito fina, devendo atingir cerca de 1 cm de espessura.
Segredo importante: uma vez montados os hambúrgueres sobre a assadeira, salpique sobre cada um deles um pouco mais de sal. Este sal fará secar (retirará os sucos, desidratará, coagulará) a parte de fora da carne, de modo a formar uma deliciosa crostinha crocante e salgada por fora, mantendo, ao mesmo tempo, suculenta a parte de dentro - exatamente como você degustaria nos melhores restaurantes (Sabor Real Restaurante Grill).
A assadeira vai ao congelador.
Espere a carne congelar completamente (de preferência, 24 horas)
Em seguida, descole os hambúrgueres, um a um, da assadeira, com ajuda de uma espatula, faquinha ou instrumento adequado. Jogue todos juntos em um saco plástico do tipo "zip-lock" , e armazene no freezer até quando for utilizar. Os hambúrgueres permanecerão soltos e poderão ser preparados individualmente a qualquer tempo.
Preparando os hambúrgueres?
O ideal é que seja numa chapa de ferro, bem aquecida, mas vc pode fazer numa frigideira. Retire do congelador os hambúrgueres que deseja preparar desta vez. Espalhe um pouquinho de manteiga na chapa de ferro MUITO quente. Imediatamente, coloque o(s) hambúrguer(es) congelado(s) sobre essa chapa (repito, MUITO quente, sob fogo bem alto). Deixe por 4 minutos de um lado, vire e deixe por mais 4 minutos do outro lado. Assim que tiver virado de lado, pode colocar sobre a parte já grelhada ingredientes como queijo (algum queijo que derreta bem, como mussarela ou queijo Minas curado) e tomate.
Pronto, é uma delicia.

As chapas de ferro e tudo mais que você precisar para preparar o hamburguer você encontra aqui.

Um comentário:

  1. Prefiro fazer o hamburguer e fritá-los na hora.
    O ponto da carne é igual quando você faz um filé, tem que ficar rosa (sem ser cru) por dentro! O ponto da carne é o mais importante de ser feito e depende muito da temperatura da frigideira e do tempo, pois um pouquinho a menos de tempo deixa a carne interna crua, e um pouco mais de tempo deixa ela toda marrom, perdendo o tom rosa que é o que à deixa mais suculenta!
    Congelar a carne eu acho que tira muito do sabor!

    ResponderExcluir